-
Arquitetos: Studio Locomotive
- Área: 140 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Beersingnoi
-
Fabricantes: American Standard, AutoDesk, Boonthavorn, Dulux, Folibula, Hafele, Lamptitude, MOM : Matter of Mind, podium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto idealizado pelo Studio Locomotive, é uma casa de dois pavimentos em um terreno de 100m². A casa tem o nome do proprietário, que em meados dos anos 20 iniciou seu próprio projeto na cidade de Phuket.
Tendo um orçamento baixo e espaço limitado, o projeto baseia-se em prover as necessidades básicas: proteção, atividades domésticas e habitabilidade. O sistema arquitetônico auto-suficiente e de baixa manutenção da casa, que integra grandes aberturas transversais, um eixo de circulação de ar vertical e passagem de luz central, diminui o investimento na casa, aliviando os encargos para o proprietário.
Ao contrário de outras construções de aspecto semelhante, com pouca ventilação e pouca qualidade de luz natural, o espaço aberto da residência Prim torna esta casa tropical arejada e auto-refrigerada, graças às suas aberturas frontais em toda a largura e saídas de ar pré-fabricadas na parede posterior. A clarabóia no eixo central de ar promove a ventilação vertical que move os fluxos de ar fresco e permite que a luz natural chegue à maioria dos ambientes, incluindo a vegetação interior central que, apesar de ter uma escada de aço perfurada e uma ponte suspensa acima dela, ainda é iluminada.
A claraboia central também proporciona ventilação aos espaços, especialmente o único banheiro da casa, que está no pavimento superior. Dois dormitórios também estão localizados neste nível, com vista para o espaço comum e para a vegetação crescente que se eleva através de uma coluna de aço estrutural.
O planejamento da obra permitiu uma construção sequencial que minimizou o custo e o tempo de mão-de-obra. Decidiu-se utilizar como materiais, o aço, grades de ventilação pré-fabricadas, concreto polido e estrutura aparente.